Longevidade: um papo pra toda a vida.

GÊNESE

O Observatório nasceu há 3 anos com a constatação do envelhecimento da população brasileira de forma galopante e a preocupação pessoal dos fundadores.

O que nos movia era a vontade de desenvolver segundas carreiras com novos propósitos e oferecer uma vida melhor para a população senior através da criação de um observatório – um Think Tank – sobre a longevidade, convicção reforçada pelas propostas da ONU 2030 com as ODSs.

Uma consequência natural seria ajudar a criar e promover produtos e serviços para essa geração que tem inúmeras necessidades não atendidas e aspirações que podem e devem ser atendidas dentro das melhores práticas e sustentabilidade.

Assim nasceu o Observatório da Longevidade.

PROPÓSITO

Ser um verdadeiro observatório do ecossistema da longevidade;
reunindo pessoas e empresas que sejam visionários e estejam empenhados em ser agentes transformadores. Os resultados das pesquisa, discussões, reflexões, criações e ordenações são oferecidos em forma de soluções para ajudar a criar uma sociedade longeva com melhor qualidade de vida

CRENÇA

Acreditamos que a longevidade do Ser Humano é alcançada pela busca constante do seu bem-estar e felicidade.
Uma longa vida resulta de uma preocupação que vem desde a concepção, com cuidados com saúde física, mental e espiritual. Uma vida longa e feliz resulta também das escolhas que fazemos ao longo do tempo, da consciência do nosso papel e nossa razão de viver.

MISSÃO

Trabalhar para que, cada vez mais, um maior número de pessoas possa alcançar a longevidade e poder vivê-la plenamente com boa qualidade de vida e feliz.
Para que isso possa acontecer, é fundamental trabalhar no Desenvolvimento Humano e no Desenvolvimento de Localidade onde eles vivem

 

LONGEVIDADE

Independentemente do estágio da vida em que cada geração esteja, o importante é poder viver bem e plenamente. Viver a vida inteira procurando ser saudável e com motivação forte. Consequentemente teremos mais chance de ter uma vida melhor e mais longa. Estes desejos estão espelhados nos conceitos de IKIGAI, MOTTAINAI e KANSHA.

IKIGAI (生き甲斐)

A força motriz, o que faz a vida valer a pena. Todos temos um ikigai. Descobrir qual é o seu requer uma profunda busca de si mesmo. O Ikigai nos conduz a um estilo de vida que traz harmonia, longevidade e satisfação plena nas diferentes áreas da vida, permitindo alcançar a razão de ser ou propósito para a sua existência. A busca pelo sentido na vida está profundamente ligada ao entendimento de quem somos (crenças, relacionamentos, cultura, formação, etc) e o que fazemos (profissão, vocação, trabalho, lazer, etc). Nossa razão de ser não estará completa sem encontrarmos a consonância entre o que somos e o que fazemos.

MOTTAINAI

Todo japonês usa cotidianamente o termo MOTTAINAI
como respeito por tudo e para não desperdiçar nada: comida, tempo, conhecimento e por que não uma vida inteira.

O significado da palavra é semelhante a desperdício, mas com algumas diferenças. “Mottainai” contém não apenas os 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar), mas também respeitar e amar a natureza e todas as coisas.

A história de Mottainai nos remete à difícil vida do povo de Edo (1603-1868), onde hoje está a moderna Tóquio. Tudo precisava ser aproveitado ao máximo. Se você comprou um quimono, o usará por 10 a 20 anos, consertando-o várias vezes. Quando não puder mais usá-lo, ele se tornará um pano de limpeza. Quando não mais servir para limpeza, poderia ser usado para acender o fogo para cozinhar. As cinzas deixadas depois também não eram jogadas fora, mas usadas na limpeza de louças. As pessoas do período Edo tinham sentimentos muito fortes pelos 3Rs e profundo respeito por todas as coisas.

 

KANSHA

Cultivar a gratidão sincera. A gratidão não precisa vir em forma presentes caros. Um simples cartão ou um sorriso podem muitas vezes ser o suficiente. Junte-se a uma causa ou caridade em que você acredita, ajude seus amigos e familiares e permita que outras pessoas o ajudem em troca. Cultive sinceridade em tudo que você faz. E quando algo de bom acontecer em sua vida seja sempre grato.

Saber o valor desses conceitos, saber que mesmo que se enfrente muita dificuldade, se houver um propósito que valha a perseguir e por ele viver, não desperdiçar nada para poder aproveitar o melhor da vida e agradecer sempre a oportunidade de estarmos vivos e motivados, seremos capazes de vencer e sermos felizes, o que nos permitirá compartilhar essa felicidade com muitos e de diversas formas. A frase “Longevidade é papo pra toda a vida” traduz essa essência.

Educação Senior

Com nosso time de profissionais, podemos garantir um ensino de qualidades a todos os nossos alunos.

Viagem Senior

Possuímos parcerias de turismo que nos permitem oferecer o melhor para você, nosso associado.

Cartão Senior

Com nosso cartão pré-pago internacional você tem liberdade e segurança, com os melhores benefícios que podemos oferecer.

Cadastre seu e-mail e

Receba mais informações.

Kotler Business Program Brasil é um programa de aprendizagem online criado por Kotler Impact Inc. em colaboração com Pearson Education e trazido pelo Observatório da Longevidade com exclusividade para o Brasil, com o objetivo de construir um mundo melhor por meio do Marketing.



Conheça também: